sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CURIOSIDADES DO ESPAÇO!

SATÉLITES ARTIFICIAIS: Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial.

O primeiro satélite artificial foi o Sputnik, lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957. O lançamento colocou a URSS na frente da corrida espacial e iniciou a corrida espacial, uma das competições mais acirradas da Guerra Fria. Pesando cerca de 84 kg foi feito pelos soviéticos e emitia sons em determinadas freqüências.


Há pelo menos, acredite, 2500 satélites funcionando e não funcionando rs... no espaço! Fora o Lixo espacial = Pedaços de satélites, parafusos, resto de foguetes.


O Brasil possui  muitos satélites no espaço, mas foram lançados com lançadores chineses, o VLS-1, é um projeto bem antigo, e quando ele podia finalmente funcionar, um incendio no combustível dele destruiu tudo, alguns satelites brasieliros conhecidos é o brasilsat, satelite de transmissão de TV, é o que transmite a tv aberta. Alguns são de  fabricação própria (como os de monitoramento da floresta amazônica) e outros comprados (como os de telecomunicações). Nenhum deles foi lançado por foguete brasileiro, todos usaram foguete alugado lançado de outros local (com os foguetes Ariane da Guiana Francesa).

TERRA E MARTE:

A Terra e Marte estão no ponto mais próximo uma da outra aproximadamente a cada 2,5 anos. Neste ponto, com a tecnologia que temos atualmente, a viagem de ida demoraria 6 meses. Quando os nossos planetas estão mais afastados um do outro, nos nem mesmo temos tecnologia disponível para fazer a viagem. Não há foguetes que consigam fazer isso.

Mas, supondo que o lançamento ocorra entretanto os planetas estão mais próximos um do outro, ao chegar lá, a Terra e Marte já se afastaram. Então, só haverá outra oportunidadade para voltar dentro de 1,5 anos para o lançamento de Marte e mais outros 6 meses de retorno (totalizando os 2,5 anos).

Então, para ficarmos 6 meses na viagem de ida, 1,5 anos em Marte e outros 6 meses na viagem de volta, será preciso levar tudo o necessário para sobreviver sem os recursos disponíveis na Terra. Mas ao mesmo tempo, seria praticamente impossível levar toda a comida, água e oxigeneo que precisamos. Então, são necessários mecanismos de reciclagem. Em outras palavras, a nave e a base em Marte precisam ser auto-suficientes e produzir tudo o que for necessário para sobreviver durante a viagem.
É claro que existe a possibilidade de mandarmos espaçonaves constantemente logo atrás da tripulação contendo água, oxigenio, comida e outros recursos aqui da Terra. Mas o custo disso seria exorbitante, muito maior do que uma nave auto-suficiente.



GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE UM COMENTÁRIO! ABRAÇOS!

4 comentários:

  1. Olá Vanúcia. Venho do "Educadores Multiplicadores" e adorei conhecer seu blog. Um texto de excelente qualidade com informações claras e contundentes. Estamos iniciando nossa caminhada na blogosfera e gostaríamos de contar com o seu apoio e experiencia. Ficaremos honradas com a sua visita. Abraços. Equipe da escola Promorar

    ResponderExcluir
  2. Lindo e interessantíssimo o teu trabalho Vanúcia. Blogs assim realmente merecem ser reconhecidos. Parabéns pelo trabalho. Será um prazer te seguir e acompanhar as novidades!

    Nos encontramos lá nos blog Multiplicadores.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanúcia como vai? Parabéns pelo seu trabalho, excelente. Sou um novo Multiplicador e vim conhecer teu espaço. Felicidades!
    mundinhodosversos.blogspot.com.br
    Espaço criança

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanucia! passei para te deixar um abraço e desejar uma linda noite e um final de sema feliz! Antecipadamente, Feliz dia do professor. Bjuss

    ResponderExcluir